A primeira residência a inaugurar o sistema de coleta e tratamento de esgoto é do seu Hélio.

Com o início da operação do Sistema de Coleta e Tratamento de Esgoto, os usuários contemplados na primeira etapa de obras da Tubarão Saneamento, estão recebendo a autorização da concessionária para conectar a residência na rede. Na última quarta-feira (30), no dia em que a Estação de Tratamento de Esgoto Figueira (ETE) entrou em operação, algumas residências foram autorizadas à conexão. No mesmo dia, o primeiro morador a realizar a manobra foi Hélio Godoi, do bairro Recife.

Com a iniciativa, Hélio possibilitou o início oficial da operação de coleta e tratamento de esgoto na Cidade Azul. Segundo ele, não houve dificuldade para realizar a obra interna. “Contei com a ajuda do meu filho e realizamos o serviço aos poucos. Seguimos as orientações do material que a Tubarão Saneamento nos entregou e não teve erro, apesar da mão de obra, não foi um trabalho difícil”, disse o tubaronense, de 67 anos.

As unidades consumidoras dos bairros Centro, Recife e Vila Moema, que já contam com rede de coleta instalada na frente do imóvel, precisam aguardar o contato da Concessionária que autorizará a conexão na rede. “Estamos realizando uma inspeção minuciosa, para garantir a operação do sistema, pois no processo de obra alguma rede pode ter ficado obstruída. Por isso é importante que as pessoas aguardem esse contato, que será feito por meio de visita da equipe de Responsabilidade Social da concessionária”, explica o diretor da Tubarão Saneamento, Wagner Souza.

Com a implantação do sistema, o esgoto das residências deixará de ir para o meio ambiente, onde contamina os córregos, rios e o lençol freático. “Eu acredito nessa nova fase e a cidade precisa do desenvolvimento. A minha iniciativa e das pessoas que ainda vão realizar a obra, deve trazer benefícios para todos”, completa Hélio.

Segundo o Instituto Trata Brasil, pouco mais da metade da população brasileira tem seu esgoto coletado, e apenas 45% de todo o esgoto gerado é devidamente tratado. “O trabalho executado pela Tubarão Saneamento vem redesenhando esse cenário, e isso é muito importante para o desenvolvimento da nossa Cidade Azul, para a saúde das pessoas, para o meio ambiente, para a educação e tantos outros fatores. Que a iniciativa do senhor Hélio seja um incentivo para todos que precisam, neste momento, abraçar esta causa”, destaca o prefeito, Joares Ponticelli.

Para atender os três bairros (Recife, Centro e Vila Moema), a Tubarão Saneamento investiu quase R$ 60 milhões. Foram instalados 2.400 metros de coletor tronco, 30 mil metros de rede coletora, 4.600 metros de linha de recalque, 280 metros de emissário final e uma Estação de Tratamento de Esgoto, com capacidade de tratamento para 75 litros por segundo.

As obras continuam na Cidade Azul e, até o término do contrato de concessão, quase todas as residências da área urbana do município terão o esgoto coletado e tratado. “Para concluir os três primeiros bairros, algumas frentes de trabalho continuam na região Central e o próximo bairro a ser beneficiado é a Passagem”, conta Wagner.

Até esta quinta-feira (07), cinco residências já estavam conectadas no sistema, outras nove estão preparadas e autorizadas. Em caso de dúvidas, ou para mais informações, entre em contato com a Central de Atendimento da Tubarão Saneamento, pelos telefones 0800 648 9596 e (48) 3052-7400, ou via WhatsApp em horário comercial pelo número (48) 99168-5827.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Tubarão

Posts Relacionados

WhatsApp chat
//]]>