Ao longo do ano de 2019, as crianças selecionadas passaram por uma avaliação nutricional

Membros da Fundação Municipal de Educação (FME) e diretoras das unidades de ensino de Tubarão conheceram nesta quinta-feira (12), o resultado da pesquisa de avaliação nutricional realizada pelos estagiários do curso de Nutrição da Unisul, em 13 Centros de Educação Infantil (CEI) do município.

 

Ao longo do ano de 2019, as crianças selecionadas passaram por uma avaliação nutricional, por meio da qual foram coletados dados como idade, peso e estatura, que serviram para posterior classificação do estado nutricional, através dos parâmetros de peso para idade, estatura para idade, peso para estatura e IMC para idade.

 

De uma forma geral, cerca de 90% dos alunos avaliados apresentaram-se dentro de uma faixa de peso adequado para idade. Porém, quando o peso foi avaliado em conjunto com a estatura ou o IMC, a taxa de risco para sobrepeso, sobrepeso e obesidade é apresentada por cerca de 37% das crianças. “É um dado preocupante, pois indica um elevado número de crianças acima do peso ideal recomendado tanto pela Organização Mundial de Saúde como pelo Ministério da Saúde”, analisa a diretora de Alimentação Escolar da FME, Gabriela Jeremias.

 

Segundo a nutricionista do departamento de Alimentação Escolar, Karin de Souza Pereira, os dados são importantes e precisam ser considerados no momento da elaboração do cardápio da alimentação escolar e na seleção de produtos que serão ofertados para os alunos, assim como no treinamento das merendeiras que atuam na área, diretores e professores, para que a alimentação oferecida seja saudável e não prejudique o estado nutricional dos alunos.

 

A parceria entre o curso de Nutrição e a FME é importante também para que as acadêmicas tenham uma melhor visão quando ingressarem no mercado de trabalho, e para o departamento de Alimentação Escolar que pode utilizar os dados para orientar as ações.

 

O departamento conta com uma nutricionista efetiva e uma diretora de alimentação escolar que também é nutricionista, que atendem 47 unidades escolares, com foco na alimentação às unidades fazem coleta de dados e promovem também teatros educacionais, para incentivar as crianças a terem uma alimentação saudável”, ressalta Gabriela.

Posts Relacionados

WhatsApp chat
//]]>