Até novembro, Laguna é o principal centro de turismo pedagógico do sul do Estado

A Casa de Anita revitalizada está batendo recorde de público. Desde sua inauguração há um mês mais de seis mil pessoas visitaram o espaço.

 

Nestes próximos dias, com a programação da 13º Primavera dos Museus, os números devem aumentar. Evento nacional que procura motivar o cidadão conhecer museus. Em Laguna, o público está sendo recepcionado por intérpretes de Anita Garibaldi. No dia 28, tem apresentação da Banda Carlos Gomes, às 20h30min. Realização da Fundação Lagunense de Cultura.

 

Uma delas é a professora de História, Scarlet Bernardo, que narra as aventuras e o empoderamento da jovem Ana e a transformação em Anita Garibaldi. Os olhos vidrados dos visitantes mostram a fascinação provocada pela coragem da lagunense. “Ela lutou com homens ? Morreu de que ? Teve quantos filhos ?” são as principais perguntas explica Scarlet.

 

Até novembro, Laguna é o principal centro de turismo pedagógico do sul do Estado, dezenas de excursões de escolas chegam toda a semana.

 

O guia de turismo, Antônio Oliveira, explica sobre a necessidade de um profissional para orientar os visitantes. Ian Pedro Felipe, 22 anos é um dos monitores do museu Casa de Anita. “com a revitalização e novo visual, só recebemos elogios”, disse.  A simpática Edenilse de Oliveira, 49 anos, cuida dos ingressos que são cartões postais levados pelos visitantes. “Movimento tá grande. Pessoal bate muitas fotos e falam bem da cidade”, disse.

 

Conhecer Laguna é vivenciar a história do Brasil.

 

A professora de Criciúma, Ana Maria Santos, não tem dúvidas sobre a riqueza de aprender onde o fato realmente aconteceu. “As meninas se encantam pela Anita ser guerreira, os meninos gostam dos enredos das batalhas”, explica.

 

A turma de estudantes ficou o dia inteiro na cidade conhecendo os pontos turísticos.

 

O prédio de 1711, o Museu Casa de Anita foi entregue para a comunidade no dia 30 de agosto. Obra do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), recursos provenientes do Pac das Cidades Históricas, no valor R$ R$ 482.812,44, do Governo Federal. Projeto elaborado a partir de 2009.

Posts Relacionados

WhatsApp chat
//]]>