Campanha conscientiza crianças sobre os benefícios da alimentação saudável

Uma tarde recheada de alegria, diversão, saúde e educação alimentar para cerca de 400 crianças, de 14 escolas, da rede municipal de ensino. A Fundação Municipal de Saúde (FMS), em parceria com a Fundação Municipal de Educação (FME), lançou a campanha Contra a Obesidade Infantil, no Ginásio Paulo Jacob May, nesta quinta-feira (28). No evento teve a apresentação do novo herói da saúde, que a partir de agora acompanhará todos os projetos infantis, o Pedrinho Campeão.

 

A falta de tempo para fazer atividades físicas e o consumo em grande escala de uma variedade de alimentos industrializados são os principais culpados para o grande índice de obesidade infantil em todo o mundo. Em busca de prevenir, orientar e proteger as crianças de Tubarão, uma parceria foi firmada para incentivar os pequenos a se alimentarem melhor. “É muito importante esse trabalho e junção de forças e energia das duas fundações para cuidar mais da saúde das crianças, principalmente sobre esse assunto”, salienta o prefeito Joares Ponticelli.

 

Ações como essa fortificam outras atividades de incentivo a alimentação saudável e melhor qualidade de vida, que acontecem no município, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE) e Crescer Saudável. Esse último que foi contemplado com recursos, deixando Tubarão entre as poucas cidades de Santa Catarina que promove o assunto nas escolas. “É um projeto que nos orgulha! E essa parceria entre as fundações acaba sendo inédita, no sentindo de que nós temos que cada vez mais disseminar e trabalhar juntos o pensamento de que na escola também podemos fazer saúde”, descreve o diretor-presidente Daisson Trevisol.

 

 

Pedrinho Campeão

 

Falar sobre alimentação saudável para crianças não é uma tarefa fácil. É necessário muita paciência, persistência e exemplo. E é assim que o Pedrinho Campeão nasceu. Trabalhar de forma lúdica com as crianças, sendo exemplo e conseguindo uma maior atenção delas. “Ele é um boneco, para fazer com que as crianças tenham essa associação, para elas terem um personagem para se espelhar, que é real e para que elas possam ser campeãs também”, pontua Daisson.

 

Que é o caso da pequena Heloise da Silva Vieira, de 7 anos, que diz ter aprendido na escola a importância dos alimentos e, agora, ficou fascinada com o herói. “Eu achei muito legal, o que eu mais gostei nele é que ele come comida saudável igual eu”.

 

No final do evento, água e frutas foram distribuídas para a criançada, que prestaram muito bem atenção no Pedrinho e consumiram os alimentos com vontade. “Essa campanha é muito importante, porque nós estamos utilizando toda a expertise do pessoal da saúde para levar informações básicas para os nossos alunos sobre a alimentação saudável. Nós sabemos que parte da nossa doença e da nossa saúde entra pelas nossas bocas por meio dos alimentos que nós ingerimos. Então já é hora de explicar para as crianças, desde a mais tenra idade, o que é saudável e o que não é”, comenta o diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação, Maurício da Silva.

 

 

Alimentos saudáveis dentro da escola

 

A segurança e a qualidade alimentar na merenda das crianças são prioridades, e essa campanha vem para incentivar as crianças a consumirem melhor os alimentos distribuídos nas escolas. São 142 merendeiras que fazem tudo acontecer e dão, um prato completo de nutrientes, para todas os alunos. “Nós temos feito anualmente treinamentos, capacitação e certificação, das serventes e merendeiras, para que elas possam produzir um alimento com todo cuidado e toda higiene, seguindo aquilo que as nutricionistas apontam. E esse programa de prevenção, devolve lá na frente uma geração mais saudável e mais feliz”, reafirma o prefeito Joares.

 

Posts Relacionados

WhatsApp chat
//]]>