Dia D da vacinação contra a gripe ocorre neste fim de semana

Mais uma ação em busca de minimizar os riscos do vírus influenza nos grupos prioritários, vai acontecer neste sábado (04), no pátio da Policlínica Central, na rua Altamiro Guimarães nº 1109, bairro de Oficinas e em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. As equipes estarão disponíveis para atender das 8 até as 17 horas, sem fechar ao meio-dia.

 

A expectativa, de acordo com a enfermeira da Atenção Básica Shaiane Salvador, é que a adesão aumente neste sábado. “É fundamental que a população participe do movimento de proteção, para criar um bloqueio e evitar o adoecimento”, informa.

 

Santa Catarina estará em campanha, o dia D da vacinação ocorrerá em todo o estado para conseguir alcançar a meta que é de imunizar 90% do público-alvo. Em Tubarão, são cerca 37 mil pessoas e até o momento apenas 22% foi imunizada, em torno de 8 mil doses aplicadas. Além da vacina contra a gripe, também vai contar com a da febre amarela. Todas as pessoas que estão na idade preconizada, que vai de 9 anos até 59 anos, e que nunca tomaram a vacina, podem receber a aplicação da mesma.

 

Para se imunizar, é necessário estar munidos de documento com foto, cartão do SUS e para os que necessitam, levar documentos que provem que pertencem algum grupo prioritário.

 

 

Relembrando os grupos prioritários

 

A campanha que acontece até o dia 31 de maio, está disponibilizando doses da vacina contra o vírus da influenza para todos os grupos prioritários, que são eles:

 

• Crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias).

 

• Gestantes.

 

• Puérperas de até 45 dias após o parto.

 

• Trabalhadores de saúde.

 

• Professores.

 

• Pessoas com mais de 60 anos ou mais.

 

• Adolescentes e jovens com idade entre 12 e 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e funcionários.

 

• Portadores de doenças crônicas (respiratórias, renais, cardíacas, hepáticas e neurológicas) e condições especiais (Diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias).

 

• Policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.

 

Caso em Tubarão

 

Apenas dois casos foram confirmados até agora em Santa Catarina e um deles é de Tubarão. O paciente, veio a falecer dia 5 de março, tinha 52 anos, era portador de diabetes e estava internado no Hospital Nossa Senhora da Conceição em função de um outro procedimento cirúrgico.

 

Prevenção

 

Com o vírus presente em Tubarão, é importante todas as pessoas se prevenirem. Do grupo prioritário ou não, a vacina é o único método eficaz contra a influenza. Como qualquer tipo de gripe, a transmissão ocorre por meio de gotículas de saliva contaminadas que ficam no ar.

 

Essas entram em contato com outra pessoa e causa a contaminação. O importante é sempre ficar atento a como ficar longe do vírus. Alguns das dicas que ajudam a prevenir a chance de ser contaminado:

 

 

1. Sempre lavar as mãos, principalmente após tossir e espirrar. Para lavar a mão, deve-se utilizar água e sabão ou álcool 70%. Para utilizar o álcool, é importante não estar com as mãos visivelmente sujas.

 

2. Deixar o ambiente sempre ventilado para a circulação do ar.

 

3. Cobrir boca e nariz sempre quando for espirrar ou tossir.

 

4. Não tocar na região dos olhos, nariz e boca sem que a mão esteja limpa.

 

5. Não compartilhar objetos de uso pessoal, como garrafas, copos e talheres.

 

6. Evitar contato com pessoa doente, evitando abraços, beijos e apertos de mão.

 

7. Evitar aglomerações em lugares fechados.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Tubarão

Posts Relacionados

WhatsApp chat
//]]>