Dia D de vacinação: sábado (15) Unidades de Saúde estarão abertas para receber à população

A Campanha Nacional Contra o Sarampo iniciou nesta segunda-feira (10), com intuito de intensificar a proteção da população contra o vírus. A mobilização segue até o dia 13 de março. No próximo sábado (15), para um melhor acesso à saúde, acontecerá o Dia D de vacinação, onde todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a Policlínica Central estarão abertas para atendimento, das 8 às 17 horas.

 

Nas unidades que possuem sala de vacina, todas as doses disponíveis na Caderneta de Vacinação serão ofertadas. Já nas unidades que não possuem sala de vacina, só serão disponibilizadas doses contra o sarampo e a febre amarela. Além disso, a população terá a possibilidade de realizar testes rápidos e adquirirem camisinhas, em alusão a campanha do Carnaval.

 

Neste momento, de forma seletiva, as crianças de 6 meses até os adultos de 49 anos de idade poderão se vacinar contra o sarampo.

 

Febre Amarela

 

Com dois casos confirmados da doença no estado, a intensificação de prevenção, neste momento, também vale contra a Febre Amarela. A cobertura prevista pelo Ministério da Saúde é de 95%, Tubarão, atualmente, encontra-se com 70%. O objetivo visa aumentar o número e garantir a segurança epidemiológica do município.

 

“A doença tem alta taxa de letalidade, ou seja, o risco é muito alto. A melhor maneira, se não uma das únicas, é a prevenção através da vacinação. Com o vírus circulando no estado, torna o risco ainda maior. Então precisamos atingir a meta”, informa a enfermeira e coordenadora da Atenção Básica Vanessa Venâncio.

 

Há ainda 16 mil pessoas que não se protegeram contra a doença no município, algo que precisa de atenção, informa a enfermeira. “Esse número ainda é preocupante! E nós, enquanto saúde e fundação, se preocupamos com a doença e precisamos barrar o vírus. Então pra isso, pedimos para que as pessoas procurem se imunizar”.

Posts Relacionados

WhatsApp chat
//]]>