Governo Municipal está refazendo os projetos elétricos e estruturais do prédio histórico

Governo Municipal está refazendo os projetos elétricos e estruturais do prédio histórico do Memorial Tordesilhas para abrir as portas do espaço.

 

A atual gestão empenhou-se em manter o contrato com o BNDES para o Memorial Tordesilhas, localizado no centro histórico, assim como, do Mercado Público.

Porém, quando o jurídico do banco foi analisar o pedido de retomada de ambas as obras, optaram pela devolução dos recursos, por conta da investigação acerca da licitação que envolvia o Memorial Tordesilhas, da gestão anterior, ainda estar em curso.

Agora, a intenção é promover uma reabilitação do prédio histórico de 1904. O Memorial Tordesilhas onde o seu restauro é complexo devido á cobertura, projeto elétrico e projeto estrutural precisavam ser refeitos.

Atualmente, o projeto da cobertura e o elétrico estão prontos. O projeto estrutural foi solicitado à Secretaria de Planejamento.

O Governo Municipal conseguiu liberar os recursos e desvincular o projeto de restauro do Mercado Público, através da devolução de R$ 700 mil ao BNDES, referente aos projetos museológico e museográfico do Memorial Tordesilhas, pois as obras estavam atreladas, assim, o restauro do Mercado foi finalizado e entregue no último dia 31 de janeiro.

Saiba mais

Em 2010, o prédio do Memorial Tordesilhas foi revitalizado com recursos do BNDES.

No ano de 2014, o Governo municipal inicia o processo de contratação de empresa para a elaboração do projeto museológico e museográfico do Memorial Tordesilhas e Museu Histórico.

Em 2015, ocorre mandado de busca e apreensão devido a irregularidades na comprovação financeira dos projetos museográfico e museológico do Memorial Tordesilhas.

O projeto que havia sido apresentado pela empresa que venceu a licitação chegou a ser refeito, pelos técnicos da Prefeitura. Projeto este que foi acatado pela equipe técnica do BNDES.

Em 2018, o Governo tenta manter o contrato com o BNDES para o Memorial Tordesilhas, localizado no centro histórico, assim como, do Mercado Público. Devido a irregularidades, o pedido não é aceito. Laguna precisou devolver os recursos.

Ano de 2019, equipes do Governo estão refazendo os projetos.

Um pouco de história

Construída em 1904 e localizada próxima ao marco de Tordesilhas, no centro histórico, a antiga usina de energia é uma edificação típica da arquitetura de uso industrial do início do século XX. Com janelas amplas que colaboravam para a ventilação da usina, o prédio que hoje abriga o Memorial Tordesilhas apresenta elementos formais característicos do romantismo, como os torreões com mãos-francesas que sustentam os beirais ao redor do telhado.

A ideia do espaço é transformar em museu, tem como objetivo homenagear as grandes navegações, a geo mundial e os antigos tratados.

Posts Relacionados

WhatsApp chat
//]]>