Município de Imbituba adere ao Programa SC Resiliente

O município de Imbituba foi o primeiro da região sul do estado a aderir ao Programa SC Resiliente. A confirmação foi feita pela própria Defesa Civil de Santa Catarina, na tarde desta quarta-feira (12), por meio de uma das redes sociais do órgão estadual.

 

Com essa nova plataforma, desenvolvida pelo Governo do Estado, a Capital Nacional da Baleia Franca terá a oportunidade de estruturar as ações relacionadas à gestão de risco. Além disso, o município poderá se adaptar mais facilmente ao trabalho de prevenção aos fenômenos naturais.

 

O objetivo do Programa SC Resiliente é fortalecer os municípios catarinenses, por meio de ações que possam reduzir os riscos de desastres, pautadas no incentivo direto e reconhecimento formal da Defesa Civil de Santa Catarina.

 

O programa direciona o trabalho da Defesa Civil Municipal aos princípios do desenvolvimento sustentável, através de uma agenda desenvolvida pelo órgão de defesa estadual. Atendendo as determinações do programa, os municípios participantes estarão aptos ao reconhecimento internacional em relação às ações de resiliência executadas.

 

“Dentro desta plataforma, nós teremos que preencher alguns requisitos importantes. Por exemplo, teremos que criar uma turma voluntária, colocar em prática o Plano Municipal de Contingência, adquirir novos equipamentos, incentivar a continuidade o Projeto Defesa Civil na Escola e, assim, sucessivamente. A cada requisito preenchido, nós receberemos uma pontuação da Defesa Civil Estadual. Cada município líder, poderá implantar projetos e angariar recursos, para que esses projetos sejam colocados em prática”, enfatizou o Diretor da Defesa Civil Municipal, Moisés Carvalho.

Posts Relacionados

WhatsApp chat
//]]>