Prefeito Joares e equipe participam de coletiva de imprensa via internet

Na tarde desta quarta-feira (8) o prefeito Joares Ponticelli, acompanhado do vice-prefeito Caio Tokarski, dos secretários Daisson Trevisol, Raphael Bianchini, Giovani Bernardo e do assessor de Comunicação Ramires Linhares, promoveram uma coletiva de imprensa, onde fizeram ampla explanação sobre as ações de combate a pandemia da Covid-19 na cidade de Tubarão.

 

No início da coletiva o prefeito fez um balanço das ações já realizadas, em uma linha do tempo que iniciou ainda no mês de fevereiro, quando houve a primeira reunião sobre o assunto e foi criado o Grupo de Contingência, para tratar da pandemia. De lá para cá, diversas ações administrativas foram efetivadas, sempre priorizando a vida das pessoas. O prefeito citou o primeiro decreto, no dia 16 de março, quando aulas e eventos foram suspeitos, começando o processo de isolamento social, que foi evoluindo através do tempo. A criação do COEMS – Centro de Operações de Emergências Municipais de Saúde e da Central de Triagem, junto à Policlínica, a reorganização do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde para pessoas com sintomas da doença, distribuição de cestas básicas para famílias de alunos carentes, sanitização dos locais de acesso aos serviços de saúde, dentre diversas outras ações foram destacadas por Joares.

 

O vice-prefeito Caio Tokarski falou de ações que ainda serão efetivadas visando a contenção da crise. Caio e mais alguns servidores fazem parte de um grupo de contenção, que estuda medidas administrativas para que o governo municipal possa atravessar esse período.

 

Ainda fizeram relatos sobre suas áreas, o diretor presidente da Fundação Municipal de Saúde Daisson José Trevisol, que repassou números atualizados da doença no município. O secretário de Fazenda Raphael Bianchini da Silva, detalhou as medidas de postergação de impostos e taxas municipais. O secretário de Desenvolvimento Econômico Giovani Bernardo, que explanou as ações de apoio ao setor produtivo da cidade.

 

O prefeito adiantou na coletiva que o atendimento na prefeitura pode sofrer alterações a partir da próxima segunda-feira (13), quando alguns setores voltarão a atender ao público, por agendamento e dentro dos padrões de higienização e distanciamento recomendados. Um programa de concessão de férias para servidores com esse direito adquirido, deverá ser adotado.

 

Joares também falou que foram abertas duas contas especiais para doações no Fundo Municipal de Saúde e no Fundo Municipal de Assistência Social do município, onde ele e o vice-prefeito depositarão 20% dos seus salários, para serem utilizados no combate ao novo coronavírus e auxílio social. Secretários, assessores e demais servidores, também serão incentivados a fazerem doações ao fundo.

 

Quanto à liberação de funcionamento de lojas e de outras atividades, o prefeito afirmou que esse assunto não passa mais pelo município. Prefeitos de todas as cidades catarinenses estão obrigados a atender os decretos do governo do estado. Joares reclamou da falta de diálogo do governo estadual com os prefeitos, que ficam sabendo das determinações apenas depois de publicadas no diário oficial do estado. “O tratamento que o governador tem dispensado aos municípios catarinenses, chega a ser desrespeitoso. Tentamos abrir um canal de comunicação, mas, fomos chamados apenas para ouvir e obedecer o que é ditado do palácio da Agronômica”, desabafou.

 

Perguntado sobre como é administrar com pressões antagônicas de setores da sociedade, como o isolamento social pregado pelo setor de saúde e a liberação do comércio, pedida pelos empresários, por exemplo, Joares disse não ser tarefa fácil. “Nesse caso os dois lados apresentam argumentos muito convincentes, mas, é difícil pesar quem tem razão. Dou razão aos dois, mas é o tempo que vai nos dizer quais os resultados de tudo isso”, definiu.

 

Joares encerrou a coletiva dizendo-se confiante e esperançoso e citou as palavras da tubaronense Walkíria Búrigo de Carvalho, que fazem parte do nosso hino: “Labutemos com ardor reunidos, trabalhemos com fé varonil, para frente sigamos unidos, para a glória do grande país”!

Posts Relacionados

WhatsApp chat
//]]>