Em Tubarão, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que possuem a sala de vacina e a Policlínica Central aplicarão as doses.

A segunda etapa da Campanha Nacional Contra o Sarampo, promovida por meio do Ministério da Saúde, inicia na próxima segunda-feira (18) e vai até o dia 30 em todo o Brasil. A fase é destinada aos jovens adultos, de 20 a 29 anos, devido ao grande número de incidentes nessa faixa etária. Em Tubarão, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que possuem a sala de vacina e a Policlínica Central aplicarão as doses.

 

A primeira etapa, destinada às crianças de 6 meses a menores de 5 anos e profissionais da saúde, ocorreu do dia 7 até 25 de outubro. Agora, no segundo período, vai ser focada nos jovens, mas de acordo com a enfermeira da coordenação da Atenção Básica, Shaiane Salvador, quem estiver fora da faixa etária também pode se imunizar. “Como não atingimos a cobertura vacinal desejada das crianças, além da mobilização dos jovens de 20 a 29 anos, queremos fazer uma alerta para os pais ou responsáveis que também tragam seus filhos para se imunizar”.

 

Quem nunca tomou ou está com o esquema incompleto da vacina também pode adquirir a dose, caso já esteja completo, não há necessidade, informa a enfermeira. “É uma campanha seletiva. Ninguém vai receber dose extra da vacina será obedecido o esquema que já possui.” Crianças maiores de cinco anos, adultos e idosos que querem se imunizar nesses dias devem procurar a UBS mais próxima, com sala de vacina, para colocar a caderneta em dia.

 

A vacina aplicada é a VTV, ou tríplice viral, que é destinada a proteção do sarampo, caxumba e rubéola, e faz parte do calendário vacinal nos primeiros anos de vida. A mobilização da campanha está sendo voltada para intensificar a proteção, eliminar o foco em possíveis bolsões, que é quando tem um acumulo de pessoas não vacinadas; a circulação do vírus; e proteger os grupos mais acometidos.

Já para quem não consegue se imunizar nas UBS nos horários comerciais, a Policlínica Central tem a Sala de Vacina, situada na rua Antônio Delpizzo Júnior, que atende todos os tubaronenses até as 22 horas, com distribuição de senha até 21 horas.

Posts Relacionados

WhatsApp chat
//]]>