FMS promove monitoramento dos pacientes por chamada de vídeo

Desde ontem,  (31) a Fundação Municipal de Saúde (FMS), por meio do Centro de Operações de Emergências Municipais em Saúde (COEMS) e da Vigilância Epidemiológica, iniciou o monitoramento dos pacientes por chamadas de vídeo. O objetivo será avaliar, de uma forma mais próxima e visual, como estão os sinais e sintomas, garantindo a assistência desses pacientes em isolamento.

 

Atualmente são cerca de 200 pessoas que estão em monitoramento diariamente pelo COEMS e pela Vigilância Epidemiológica. Os profissionais, capacitados e orientados, recebem dezenas de ligações durante todos os dias e avaliam, por sinais e sintomas, os que podem ser casos suspeitos do novo coronavírus. A ação serve para tranquilizar a população e retirar as dúvidas, como também organiza uma rotina de acompanhamento com os casos possivelmente suspeitos.

 

O recurso visual, é uma ferramenta que promove uma certa proximidade entre quem aparece e que observa. E por ser uma maneira segura de conectar o profissional de saúde e o paciente, durante esse período de pandemia, o atendimento por telemedicina foi aprovado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e serve como um recurso indispensável neste momento.

 

Por meio de uma parceria entre a FMS e a Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul, as chamadas de vídeo serão realizadas com auxílio dos acadêmicos de medicina, professores e médicos do COEMS. As ligações acontecerão, a princípio, para os pacientes que estão há mais tempo em monitoramento e/ou os quadros que não evoluem como deveriam.

 

“É uma forma de realizar a consulta com uma melhor qualidade, assim, conseguimos avaliar visualmente como eles estão e dar uma orientação mais específica para cada caso”, relata a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Manuela Sousa.

 

Buscando atendimento

 

Quem quer esclarecer dúvidas referentes a doença ou receber alguma orientação, deve ligar para o Centro de Operações de Emergências Municipais em Saúde (COEMS). Uma equipe técnica está preparada para atender e auxiliar todos os cidadãos pelos telefones: (48) 3621-9618 e/ou 3621-9619. O serviço funciona de segunda a segunda, das 7 às 22 horas.

Posts Relacionados

WhatsApp chat
//]]>