Instituições de Saúde de Tubarão se unem em campanha de Segurança do Paciente

Dia 17 de setembro se comemora o Dia Mundial de Segurança do Paciente, um tema que envolve ações pelas instituições de saúde para reduzir a um mínimo aceitável, o risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde. Este ano o tema escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) foi “Segurança do trabalhador da saúde: uma prioridade para a segurança do paciente”. Para reforçar ainda mais os cuidados com o tema em Tubarão as três maiores instituições de saúde do município: Hospital Nossa Senhora da Conceição, Hospital Socimed e Provida resolveram trabalhar conjuntamente o “Dia da Segurança do Paciente” com uma programação paralela entre os colaboradores. Uma das ações será iluminar com luzes laranja a frente das instituições, durante a noite.

O tema estará sendo trabalhando internamente nas instituições hoje durante o dia com peças institucionais e recomendações educativas sobre cuidados necessários com as rotinas com os pacientes e dados sobre a realidade dos profissionais de saúde. Principalmente com o tema desde ano focando na segurança do trabalhador da saúde, já que a segurança do trabalhador representa a segurança do paciente.
Um estudo chinês realizado em 20 hospitais durante a pandemia aponta que, entre os profissionais de saúde: 50,4% relataram sintomas de depressão, 44,6% sintomas de ansiedade, 34% insônia e 71,5% sofrimento. ou seja, uma revisão sistemática traz evidências de que a COVID-19 é realmente fator de risco para estresse dos profissionais de saúde.
Somente no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, até o dia 29 de agosto, foram confirmados 279.057 casos de COVID-19 em profissionais da área da saúde.

Segundo Fábio Tadeo Teixeira, diretor Executivo do Hospital Nossa Senhora da Conceição, o momento é oportuno para salientar a segurança do trabalhador de saúde, como uma prioridade à segurança do paciente. “O profissional de Saúde desenvolve um papel relevante no cuidado e, necessita preservar a sua própria saúde para cuidar bem de quem precisa, além de estar apto ao aperfeiçoamento constante da técnica e das relações humanas”, ressalta”. “Cuidar de quem cuida, além de ser um fator social relevante, ainda preserva a saúde de toda a comunidade.”
A intenção das instituições é trabalhar o tema durante todo o mês de setembro chamando a atenção para o cuidado com o trabalhador da saúde.

Fonte: HNSC

Posts Relacionados

WhatsApp chat
//]]>