? na primavera, calmaria… ??

?ÔłŹA primavera no Sul do Brasil: a mais t√≠pica?

A regi√£o¬†Sul¬†do Brasil, onde o clima √© subtropical e as quatro esta√ß√Ķes s√£o bem definidas, a primavera tem as caracter√≠sticas tradicionais, como o aumento gradual da temperatura e o reflorescimento da flora?. Quanto √†s chuvas, elas continuam frequentes e em boa quantidade, assim como acontecia no inverno. Mais: nos dois estados mais ao sul, o Rio Grande do Sul e¬†Santa Catarina, grandes enchentes n√£o s√£o raras nesta √©poca.

“Aumenta a ocorr√™ncia de raios e de ‚Äúcomplexos convectivos‚ÄĚ, sistemas que provocam grande quantidade de chuva em per√≠odos relativamente curtos”.

Do ponto de vista da astronomia, a primavera do Hemisfério Sul inicia-se no equinócio de setembro e termina no solstício de dezembro, e a do Hemisfério Norte inicia-se no equinócio de março e termina no solstício de junho. A estação, assim como as demais, não ocorre simultaneamente nos dois hemisférios: enquanto num deles é primavera, no outro é outono.

A primavera do¬†hemisf√©rio norte¬†√© chamada de “primavera boreal” e a do¬†hemisf√©rio sul¬†√© chamada de “primavera austral”.

A “primavera austral” tem in√≠cio, aproximadamente, em¬†22 de setembro¬†e fim em¬†21 de dezembro, mas estas datas podem variar um pouco de ano para ano.

Na primavera do hemisfério sul, os oceanos meridionais ainda estão frios e vão aos poucos aquecendo, fazendo com que a estação seja de temperaturas amenas.

A esta√ß√£o √© caracter√≠stica apenas em regi√Ķes que est√£o mais afastadas da¬†Linha do Equador.

Fonte: wikipedia

 

Blitz

WhatsApp chat
//]]>